Classificação de Marinhas

A classificação de marinhas, segundo o seu poder relativo, tem sido um desafio para a área acadêmica que trabalha com temas no campo da Segurança e da Defesa. Classificações qualitativas têm sido apresentadas por pesquisadores do porte de Colin Gray, Hervé Coutau-Begarie e Michael Morris, no entanto essas tentativas têm esbarrado em sua simplicidade e pouca abrangência. A questão que se apresenta tem sido como comparar marinhas de combate em uma classificação que as apresente da mais poderosa para a menos capacitada para o cumprimento de suas missões constitucionais?

A partir de estudos baseados em fontes de acesso aberto procurou-se estabelecer uma metodologia comparativa que não só levasse em consideração fatores qualitativos mas também quantitativos. Procurou-se com esse método inovador classificar as marinhas de guerra dos diferentes Estados em um ranking de poder levando-se em consideração parâmetros como o número de meios, capacidade de construção naval, quantidade de bases e arsenais, efetivos navais e disponibilidade de recursos, dentre alguns, de modo a hierarquizar esses poderes navais. Essa metodologia pretende diminuir as incertezas na classificação de marinhas e servir de referência para futuros trabalhos na área acadêmica que se dedicam aos campos de Segurança e Defesa.

Utilizou-se para essa pesquisa investigadores do Grupo de Pesquisa “O Uso Político-estratégico do Poder Marítimo na atualidade” que está inserido no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq na Linha de Pesquisa “Política e Estratégia Naval” composta de  dois doutores , dois mestres e um graduado, todos eles do PPGEM. Desses investigadores dois eram oficiais de marinha e um mestre com ampla inserção na área de Defesa em especial no campo de Estudos Marítimos. Esse produto de pesquisa está contido no Projeto “Classificação de Marinhas” na Linha de Pesquisa “Cenários Internacional e Regional de Segurança e Defesa : uma abordagem civil-militar” do Edital Pró-Defesa III. EQUIPE:

Coordenador: Prof Dr Francisco Eduardo Alves de Almeida (PPGEM/EGN)

Gestor: Prof. Dr. Leonardo Perin Vichi (LSC/EGN)

Voluntários:
Prof Dr Ricardo Pereira Cabral
Prof Dr Alair Figueiredo Duarte
Prof MSc Eduardo Italo Pesce
Prof Msc Thiago Janeiro Sarro
Aluna Vanessa da Costa Lamas