Cooperação Internacional da Marinha

A Marinha é a força armada com maior vocação às relações internacionais, especialmente em um país de extenso território marítimo e potencial global, como o Brasil. No entanto, os registros da atuação internacional da Marinha Brasileira encontram-se dispersos em diversos locais, sendo alguns deles o próprio sítio eletrônico da instituição, o Arquivo, a Biblioteca e o Periódico NOMAR. Há acervo também em outros importantes órgãos, a exemplo da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Nesse sentido, não há ainda um panorama consistente sobre os parceiros externos do país no setor naval, fazendo com que o objetivo geral desse projeto seja a unificação dos exemplos de cooperação internacional da Marinha do Brasil nas últimas duas décadas, desde a criação do Ministério da Defesa (MD), em 1999. Para isso, será construída uma base de dados que possibilitará a arquitetura de um mapa mundi geoespacial, facilitando a visualização das informações em termos regionais. Além disso, os acordos serão classificados em categorias como o grau de institucionalidade (hard ou soft law), a natureza da cooperação (prestada, recebida ou mútua), o eixo hemisférico (Norte-Sul, Sul-Norte ou ambos), a lateralidade (bi, tri ou multilateral) e o tipo (Comércio Exterior, Exercícios Conjuntos/Simulações, Logística/Missões de Paz, Organizações Internacionais, Sistemas de Vigilância, Treinamento/Intercâmbio, Troca de Informações e Visitas/Eventos). Dessa forma, pretende-se aumentar a robustez do processo decisório da Marinha do Brasil acerca da sua política externa, tornando-a ainda mais fiel aos interesses estratégicos do país.

Finalmente, entende-se que o presente trabalho condiz com a transparência e a postura cooperativa esperada de uma instituição pública para com a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.

Coordenadora: Profa. Dra. Sabrina Medeiros (PPGEM/EGN)

Gestor: Prof. Dr. Leonardo Vichi (LSC/EGN)

Pesquisadora Bolsista: Carolina Ambinder – (Mestranda – PPGEM/EGN) * Líder de Pesquisa

Voluntários:

Ana Carolina Almeida – Graduanda em Relações Internacionais / Instituto de Estudos Estratégicos; Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF)

Allan Antunes – Graduando em Relações Internacionais / Instituto de Estudos Estratégicos; Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF)

Bruno Tilhe – Graduando em Relações Internacionais / Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (IBMEC)

Fabíola Barros – Graduanda em Relações Internacionais / Instituto de Estudos Estratégicos; Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF)

Gabriele Hernandéz – Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos / Universidade Federal Fluminense (PPGEST/UFF)

Isabella Terror – Doutoranda em Ciências Militares / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) & Mestre em Estudos Marítimos / Escola de Guerra Naval (EGN)

Yuri Medeiros – Graduando em Relações Internacionais / Instituto de Estudos Estratégicos; Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF)

Kássio Henrique Aires – Graduado em Direito / Faculdade Católica do Tocantins (FACTO)

Leossando Vila Nova – Graduado em Direito / Faculdade Católica do Tocantins (FACTO)

Suyene Coelho – Mestre em Estudos Marítimos / Escola de Guerra Naval (EGN)

Ex-Participantes (Voluntários):

Ana Carolina Pott – Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos / Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN)

Francyne Motta – Graduanda em Relações Internacionais / Instituto de Estudos Estratégicos; Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF)

Lycia Brasil – Graduada em Relações Internacionais / Instituto de Relações Internacionais e Dedesa; Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ)