Nossa História

O projeto nomeado Cooperação e Segurança Marítima reúne iniciativas de pesquisa registradas no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval que, com algumas sinergias, foram concentrados em uma proposta apoiada pela Marinha do Brasil por meio da FEMAR, de acordo com alguns dos seus subprodutos e objetivos, de acordo com as prioridades da instituição.

O apoio é um incentivo ao PPGEM para a produção acadêmica de relevância, contemplando discentes com bolsas de estudo de mestrado, egressos com consultoria (produção científica avaliada pela CAPES até 3 anos depois de egressos). Pesquisadores partícipes das pesquisas originais ou por chamada, voluntários e remunerados, também integram o projeto, de acordo com as suas áreas de expertise.

Desta forma, reuniu-se três iniciativas centrais de três professores distintos em três eixos principais:

  • Arquiteturas de Cooperação Internacional e interagências que acabam por promover (também) a segurança marítima implicações para o desenho institucional da segurança e para o projeto de defesa nacional e política externa.
  • Redes de insegurança: rotas de ilícitos afetos à segurança marítima (rios e zona costeira)
  • Poderes Navais e identificação do lugar da Marinha do Brasil no cenário em questão.

Acredita-se que, somados ao estudo do conceito de Consciência Situacional Marítima em vários espaços, os eixos acima contribuem diretamente para uma maior visibilidade do alcance da Consciência Situacional Marítima do Brasil.