Cluster Marítimo

A clusterização da economia trata da geração, por meio de políticas públicas ou de modo espontâneo, de relações entre setores econômicos caracterizadas pela interdependência e, notadamente, pela atuação de um ator econômico principal no sentido de impulsionar os demais. O interesse pela temática de cluster alcança crescentemente mais disciplinas e pesquisadores por conta da abrangência do conceito e do ainda limitado desenvolvimento de análises científicas a respeito de seu impacto. De modo geral, é possível dizer que os clusters são aglomerados caracterizados pela extrapolação econômica, espacialmente delimitada por uma região, onde atores econômicos se organizam.

Essa definição consta em um capítulo do livro Estudos Marítimos, lançado pela Editora da USP, que concentra alguns das pesquisas em curso na EGN. Por meio deste estudo, os professores William Moreira e Sabrina Medeiros incorporaram ao projeto segurança marítima outra versão da cooperação em benefício da segurança marítima.

O projeto em lide conta ainda com a colaboração de discentes da disciplina Economia do Mar e Economia da Defesa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN, de responsabilidade dos professores William Moreira, Sabrina Medeiros e Thauan Santos, este último, coordenador do Grupo de Estudos de Economia do Mar (EGN) e também colaborador deste projeto.

Além disso, esta linha de pesquisa está em colaboração com o Cluster Naval recentemente implementado no Rio de Janeiro, liderado pela EMGEPRON (Empresa de Projetos Navais), evidenciando a interface dos estudos acadêmicos com o setor industrial.

Por último, também colaboram com este projeto estagiários profissionais vinculados ao PPGEM/EGN, sediados na EMGEPRON para fins do Cluster Naval.